MARCAS
São nomes e sinais visualmente perceptíveis, que visam assinalar com exclusividade produtos e serviços.
- NOMINATIVA: refere-se a um NOME (sem qualquer logotipia)
- FIGURATIVA: É um LOGOTIPO (sem o nome)
- MISTA: Junção das anteriores (NOME + LOGOTIPO).
Ou com letras estilizadas.
- DE PRODUTOS E SERVICOS.
- DE CERTIFICACAO: ora ATESTAR produtos ou serviços com determinadas NORMAS, de qualidade, natureza, material, etc.
- COLETIVA: para IDENTIFICAR produtos ou serviços provindos dos membros de ma determinada entidade.
- MARCA DE ALTO RENOME.
- MARCA NOTORIAMENTE CONHECIDA
Antes de investir ou trabalhar com qualquer marca, deve-se solicitar uma PESQUISA, cujo resultado pode ser fornecido no mesmo dia.
Verificada a possibilidade do registro para sua proteção é necessário um processo junto ao INPI, que terá basicamente 4 faces:
1-Depósito.
Recebimento de Protocolo Prioritário.
2- Publicação
Abertura do prazo de 60 dias para Oposição.
3- Julgamento
Inicio do prazo de 60 dias para pagamento das Taxas Finais ou recurso pelo Requerente.
4- Entrega do Certificado.
Publicação da Concessão, retirada do Certificado e inicio do prazo de 180 dias para apresentação de Pedido de Nulidade.
OBS: As publicações oficiais são semanais, envolvendo processos e registros concedidos, devendo haver um permanente acompanhamento para informar sobre:
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COLIDÊNCIAS: sobre requerimento de terceiros.
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NULIDADE ADMINISTRATIVA: 180 dias para expedição
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ACAO DE NULIDADE: prazo de 5 anos para concessão.
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CADUCIDADE: após 5 anos de concessão.
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PRORROGACAO: a ser feita a cada 10 anos.
O pedido pode se feito a qualquer momento ou com beneficio da prioridade dentro de 6 meses do deposito brasileiro.
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Copia do Contrato ou Ata de Constituição.
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Copia do cartão de CNPJ/MF.
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Procuração.
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Modelo do logotipo em cãs de marca mista ou figurativa.