MARCAS
São nomes e sinais visualmente  perceptíveis, que visam assinalar com exclusividade produtos e  serviços.
- NOMINATIVA: refere-se a um NOME (sem  qualquer logotipia)
- FIGURATIVA: É um LOGOTIPO (sem  o nome)
- MISTA:       Junção das  anteriores (NOME + LOGOTIPO).
 Ou com letras  estilizadas.
- DE PRODUTOS E SERVICOS.
- DE CERTIFICACAO: ora ATESTAR produtos  ou serviços com determinadas NORMAS, de qualidade, natureza,  material, etc.
- COLETIVA: para IDENTIFICAR produtos  ou serviços provindos dos membros de ma determinada entidade.
- MARCA DE ALTO RENOME.
- MARCA NOTORIAMENTE CONHECIDA
Antes de investir ou trabalhar com  qualquer marca, deve-se solicitar uma PESQUISA, cujo resultado pode  ser fornecido no mesmo dia.
Verificada a possibilidade do registro  para sua proteção é necessário um  processo junto ao INPI, que terá basicamente 4 faces:
1-Depósito.
Recebimento de Protocolo Prioritário.
2- Publicação 
Abertura do prazo de 60 dias para  Oposição.
3- Julgamento 
Inicio do prazo de 60 dias para  pagamento das Taxas Finais ou recurso pelo Requerente. 
4- Entrega do Certificado.
Publicação da Concessão,  retirada do Certificado e inicio do prazo de 180 dias para  apresentação de Pedido de Nulidade.
OBS: As publicações  oficiais são semanais, envolvendo processos e registros  concedidos, devendo haver um permanente acompanhamento para informar  sobre: 
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COLIDÊNCIAS: sobre  	requerimento de terceiros. 
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NULIDADE ADMINISTRATIVA: 180 dias  	para expedição  
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ACAO DE NULIDADE: prazo de 5 anos  	para concessão. 
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CADUCIDADE: após 5 anos de  	concessão. 
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PRORROGACAO: a ser feita a cada 10  	anos. 
O pedido pode se feito a qualquer  momento ou com beneficio da prioridade dentro de 6 meses do deposito  brasileiro.
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Copia do Contrato ou Ata de  	Constituição. 
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Copia do cartão de CNPJ/MF. 
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Procuração. 
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Modelo do logotipo em cãs  	de marca mista ou figurativa.